ByteDance, criadora do aplicativo da moda é um dos 'unicórnios' mais valiosos do mundo hoje; seu dono, Zhang Yiming, tem um estilo muito diferente de outros magnatas chineses.

É provável que você não reconheça esse nome, mas a empresa ByteDance é hoje um dos mais valiosos "unicórnios" — como são chamadas as start-ups de tecnologia avaliadas em mais de US$ 1 bilhão — da atualidade.

O valor de mercado estimado da ByteDance é US$ 78 bilhões, segundo um relatório da Reuters do final do ano passado. A empresa já investiu em mais de 20 startups desde 2012. Entre elas estão a Lark (de mensagens), Flipchat (para conversas por vídeo) e Toutia (um agregador de notícias).

Mas nenhuma desses startups é mais popular do que o carro-chefe da ByteDance: o TikTok.

O TikTok é o aplicativo da moda, tendo sido o mais baixado no primeiro trimestre de 2020. Ele permite que usuários publiquem e compartilhem vídeos curtos, geralmente cômicos.

Recentemente o TikTok acabou se vendo no centro da disputa geopolítica entre China e Estados Unidos. O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse em uma entrevista que os dados de usuários do TikTok vão parar "nas mãos do Partido Comunista Chinês".

Fonte: sapo